Versículo

Versículo

domingo, 24 de julho de 2016

Por que estudar a Bíblia? - 6 - Devocional

Devocional - Por que estudar a Bíblia?

Bom dia!!

         Hoje nossa última devocional sobre o porquê de estudarmos a Bíblia, claro que existem muito mais motivos para estudarmos a Palavra do Senhor, mas vamos ficar com esses por hora!

         Lembrando que o maior motivo pelo qual devemos estudar a Bíblia, é que ela é a Palavra do Senhor!! É a vontade Dele escrita para que possamos conhecê-la e conhecer a Ele também!

         Perdeu as devocionais anteriores?
         Acesse aqui:
            1 - Devocional - Por que estudar a Bíblia?
            2 - Devocional - Por que estudar a Bíblia? - 2
            3 - Devocional - Por que estudar a Bíblia? - 3
            4 - Devocional - Por que estudar a Bíblia? - 4
            5 - Devocional - Por que estudar a Bíblia? - 5

  Nosso tema geral é:
Bíblia!? Pra quê?

         Texto Bíblico - versão Revista e Atualizada (RA)
         Texto 1 - Efésios 4:14
            14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

         Texto 2 - Hebreus 5:11-14
            11 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir.
            12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
            13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.
            14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

         Texto 3 - 2 Timóteo 2:15
            15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

         Texto 4 - 2 Timóteo 4:2-4
            2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
            3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
            4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
            

Devocional - Por que estudar a Bíblia?
         Reflexão:
            Por que estudar a Bíblia?
            Textos 1 e 2 - Para não ser como uma criança na fé! 
              Para não ser levado de um lado para o outro por todo tipo de ensinamentos, por tudo que os outros falam; e, ser enganado pela esperteza de homens que querem te explorar e te induzir ao erro. 
            Textos 3 e 4 - Para me apresentar diante de Deus aprovado!
              E sem ter motivos para me envergonhar porque eu manejo bem a Palavra de verdade. Ok, mas o que seria isso? A palavra grega traduzida “manejar corretamente” significa literalmente “cortar reto” ou “abrir caminho em linha reta”. Nas Escrituras Gregas Cristãs, usa-se esse termo apenas na admoestação de Paulo a Timóteo. 

              A mesma palavra pode ser usada para descrever um sulco reto numa roça. Um sulco torto com certeza será motivo de vergonha e constrangimento para um agricultor experiente. Para ser um “obreiro que não tem nada de que se envergonhar”, Paulo lembra a Timóteo que não se admite nenhum desvio dos verdadeiros ensinos da Palavra de Deus. Timóteo e, assim como ele, todos nós não podemos permitir que nossos conceitos pessoais influenciem nosso ensino, aprendizado e emprego da Palavra de Deus. Nós devemos basear nossa vida, nossa pregação e nosso ensino unicamente nas Escrituras. Dessa maneira as pessoas que convivem com a gente, nos ouvem e muitas vezes nos vêem como exemplo (sim, isso mesmo, como cristãos estamos sempre sendo exemplo para os que vivem ao nosso redor, se não somos um exemplo à ser seguido, somos um exemplo à ser evitado), serão levadas a ter o pensamento de Deus sobre os assuntos e não a adotar o pensamento e modo de vida do mundo.

              Mas... para conseguirmos nos apresentar diante de Deus aprovados porque manejamos bem a Palavra, precisamos primeiro de tudo, ler e estudar essa Palavra da verdade, que é a Bíblia. Afinal como iremos manejar uma ferramenta que nós sequer conhecemos?!

          Motivo de oração:
           Ore pedindo a Deus que você amadureça na fé. Peça para que você cresça na Palavra de Deus e possa se alimentar do alimento sólido.  Agradeça a Deus por você ter em suas mãos a Palavra Dele e peça a Ele que ajude você à estudar e meditar em Sua Palavra dia a dia. 

         
        Por: Patricia Greve Thiago


        Leia a Bíblia!! 

        Fique com Deus! 

bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!