Versículo

Versículo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Prioridades - Planejando seus dias

Bom dia!!

        Para começarmos nosso ano preparei uma postagem que irá nos ajudar a colocarmos as prioridades certas em nossa vida, em nosso dia a dia. O que deve ser mais importante? Como devemos utilizar nosso tempo? O que devo fazer ou deixar de fazer? O que a Bíblia ensina sobre esse assunto?

        É isso que iremos estudar logo a seguir, lembrando sempre que não basta apenas ler mas temos que colocar em prática o que Deus nos ensina na Sua Palavra, vamos ao estudo!!


Prioridades - Planejando seus dias - Blog Uma vida cristã


        Muitas vezes estamos sobrecarregados com muitas coisas para fazer como podemos ver no exemplo de Marta: 

“Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.” Lucas 10:40

        Fazemos isso porque existem tantas boas alternativas para distribuir o tempo como citado em Eclesiastes 3:1-8:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;
tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz”.

        Mas o que significa estabelecer prioridades? Estabelecer prioridades significa determinar o que é importante para você e como o seu tempo deve ser dividido - ou seja, quem e o que terá precedência sobre outras partes da vida.

        As Escrituras contém diretrizes que nos ensinam a ordem que Deus estabeleceu, e como sempre ela será nosso guia e ela nos ensinará - "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmo 119:105; "A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Salmo 119:130.

        Vamos ver as prioridades ensinadas pela Bíblia e alguns versículos que nos falam sobre isso:

        1º - Seu relacionamento pessoal com o Senhor
           “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

           “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.”  Filipenses 3:8

        2º - Seu compromisso com o lar e a família
           Especialmente cônjuge e filhos:
              “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Gênesis 2:24

              “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.“  Salmo 127:3

              “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;”  Efésios 5:22

              "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” Efésios 5:25

              “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Efésios 6:4
   
              “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito  (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” 1 Timóteo 3:2-5

              “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” 1 Timóteo 5:8

              “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” 1 Pedro 3:7

        E até mesmo para com os demais parentes, ação tão bem ilustrada no relacionamento entre Rute e Noemi: 
              “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16-17.

        3º - Sua responsabilidade com o seu patrão e tarefas que lhe foram atribuídas
           “Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.” 1 Tessalonicenses 4:10b-12.

        4º - Seu serviço a Deus através de ministérios na igreja  e envolvimento na comunidade
           “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Colossenses 3:17.

        Com esses critérios apontados por Deus em mente, você está pronta para classificar as oportunidades que virão e Deus vai te instruir e ensinar o que você deve fazer: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” Salmo 32:8 e ir em frente, administrando seu tempo e recursos de maneira mais eficiente e produtiva.

        Uma maneira muito prática de conseguir isso é fazendo uma lista de todas as tarefas que estão à sua frente, considerar cada uma cuidadosamente quanto ao mérito e ocasião (“Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.” Colossenses 2:5), lista-las em ordem de importância e então prosseguir fazendo as coisas mais importantes primeiro (“Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.”  1 Coríntios 14:40).

        Para ser consistente nas suas prioridades, considere essas admoestações:

        1 - Coloque Deus em primeiro lugar
           “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

        2 - Consulte regularmente o Pai em oração
           “Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.”  Salmo 55:16-17

Prioridades - Planejando seus dias - Blog Uma vida cristã           Jesus, nosso maior exemplo, se encontrava com o Pai em oração e meditação intensa para estabelecer suas prioridades e para se preparar para cada dia, devemos seguir seu exemplo: “Porém o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava, e grandes multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.” Lucas 5:15-16

        3 - Examine seu próprio coração
           “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

        4 - Mantenha-se espiritualmente em forma
           “Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.” Isaías 30:15

           Atente também para mais alguns cuidados:

           - Coloque as pessoas antes das coisas
           “E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;” 2 Coríntios 8:5

           - Procure maneiras de doar você mesma, seu tempo e suas energias. Não limite seus investimentos naqueles que você ama, e outros que cruzam o seu caminho, em dinheiro e presentes. 

           - A família deve ser mais importante do que a ocupação, já que as Escrituras claramente afirmam que não há sucesso se a família se perder
           “pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” 1Timóteo 3:5.

           “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” 1 Timóteo 5:8

           “a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos,  a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.” Tito 2:4-5

           - Às vezes, você precisará dizer “não” como até mesmo Jesus fez quando solicitações de seu tempo, aparentemente boas, não se encaixavam no plano geral do seu ministério
           “Sendo dia, saiu e foi para um lugar deserto; as multidões o procuravam, e foram até junto dele, e instavam para que não os deixasse. Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.”  Lucas 4:42 - 43.

           Por fim, você devemos observar que o princípio base para determinar prioridades é sempre que valores espirituais devem se sobrepor às buscas terrenas - “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18

           Vamos colocar em prática esses ensinamentos e planejar nosso dia a dia de maneira sábia! Que nós possamos nesse novo ano colocar as prioridades certas em nossa vida dia e vivermos uma vida cristã de acordo com a vontade de Deus para nós!

           Que Deus abençoe seu novo ano! Fique com Deus!


bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!