Versículo

Versículo

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Exemplo de fé - Martinho Lutero - Hino Castelo Forte

Blog Uma vida cristã - Exemplo de fé - Martinho Lutero

Bom dia!

        Após algum tempo sem postagens estamos retornando hoje e aproveitando que semana passada foi o Dia da Reforma Protestante gostaria de destacar um pouco sobre um dos reformadores, Martinho Lutero.

        Semana passada estava com um hino na cabeça e fui fazer uma pesquisa sobre a história dele e qual não foi minha surpresa quando vi que foi Martinho Lutero quem escreveu a letra e a música dele e ainda mais surpreendente foi o momento em que esse hino foi escrito. Realmente esse hino é uma declaração de fé de Martinho Lutero ao Senhor.

        Pra mim a partir desse conhecimento o hino passou a ter um significado muito maior, pois ele não é apenas uma "música gospel" entre tantas outras, mas sim foi escrito por uma pessoa que estava realmente passando por momentos muitos difíceis e que depositou toda a sua confiança no Senhor. Me senti fortalecida!

        Por esses motivos resolvi compartilhar com vocês um pouco do que aprendi, vamos lá!


A história por trás da composição do Hino Castelo Forte

        O Hino Castelo Forte foi composto por Martinho Lutero em 1529, no momento mais sombrio da Reforma Protestante. O Imperador Carlos V perseguia os protestantes, os quais foram declarados pela Igreja Católica como inimigos da fé católica. O próprio Lutero tinha a sua cabeça a prêmio, sua vida corria perigo, muitos adeptos da reforma foram queimados em praça pública por desafiar a Igreja Católica.

        Mesmo com a fúria do Papa Leão X e com a perseguição implacável do clero católico e do poder político da época, Lutero e seus amigos reformadores não desistiram, prosseguiram no ideal de levar o Evangelho genuíno de Jesus Cristo a custa de suas próprias vidas.

        É nesse ambiente de turbulência, perseguição e dor que Martinho Lutero compõe o hino Castelo Forte considerado uma verdadeira confissão da fé em Deus no momento da tribulação. Mesmo com a sua vida em risco, Lutero não negou o seu Deus, não negou o Evangelho de Jesus Cristo e lutou com todas as suas forças para levar o conhecimento da verdade a todos.

        Castelo Forte revela a fé inabalável de Lutero no Senhor, a sua confiança nas Sagradas Letras e a sua certeza de vitória contra as adversidades que se levantam quando pregamos o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

Blog Uma vida cristã - Exemplo de fé - Martinho Lutero        No tempo da Reforma, “Castelo Forte” divulgou-se rapidamente, tornando-se hino nacional da Alemanha protestante. Insistentemente cantado por Lutero e seus companheiros, igualmente o foi nos lares, nas ruas e no campo, infundindo coragem aos fracos e incentivando os heróis a novas conquistas na tremenda luta em que se empenhavam. Ontem, como hoje, se mantém atual pelas profundas verdades que encerra e pela segurança que infunde ao crente através de vibrantes versos.

        Castelo Forte é um presente de Deus através da instrumentalidade de Martinho Lutero. A letra arrebatadora resume em poucas estrofes intensa reflexão. Numa breve meditação devemos arguir a nós mesmos: Castelo forte é nosso Deus ou é a minha igreja ou o meu braço ou a minha inteligência ou o meu dinheiro ou o meu status ou a minha auto-suficiência? Tem sido Deus Espada e bom escudo ou tenho me defendido das intempéries com as minhas argumentações autônomas impiedosas e injustas? Tenho me refugiado no bom escudo ou tenho me exposto a todo tipo de ataques insensivelmente como um leproso à beira do fogo?

        Muitas vezes a Igreja pós-moderna age como se Deus não fosse mais o Senhor soberano da Providência, Aquele que cuida da Igreja e defende Seu povo! Demasiadamente a Igreja atual parece confiar muito mais nas suas próprias estratégias administrativas e políticas. Uma Igreja que se adapta aos costumes dos tempos com medo de se sentir fora de moda ou de simplesmente fechar suas portas! Com isso a pregação (ou fábula!) se amolda ao gosto dos ouvintes, a sã doutrina igualmente se acomoda existencialmente e a disciplina se afrouxa e se ajusta aos “donos” da Igreja! Os ajustes eclesiásticos são muitos e diários para tentar sobreviver ao caos pós-moderno, quando na verdade, a Igreja deveria tão somente confiar em Deus e não abrir concessões quando a Palavra do Senhor estiver em questão!

       O texto é baseado no Salmo 46, "Deus é nosso refúgio e fortaleza..." Heinrich Heine referiu-se a esse hino como a "Marselhesa" da Reforma Protestante. Johann Sebastian Bach utilizou sua melodia como tema da Cantata BWV 80, cantata em homenagem à Reforma. Felix Mendelssohn-Bartholdy empregou-a no último movimento da sua 5ª sinfonia (Sinfonia da Reforma), considerada por muitos como uma obra-prima.

        Na ópera "Os Huguenotes" de Giacomo Meyerbeer, é utilizada diversas vezes como Leitmotiv. É também citada na ópera "Friedenstag", de Richard Strauss e foi também utilizada por Wagner em “Kaiser-Marsch”.

        Este hino, escrito em Coburg, foi o chamado à batalha de Lutero. James Moffatt chamou-o de “o maior hino , do maior homem, do maior período da história da Alemanha”. Foi cantando com emoção e sinceridade ao longo desses quase quatro séculos, em milhares de línguas. Define até onde podemos confiar em nosso Castelo Forte, nosso Escudo e Boa Espada. Mostra, também , quem é o nosso inimigo;o Tentador, com seus demônios, contra os quais em nós mesmos não há força para resistirmos. Mas, Cristo o venceu na cruz. Quem nos defende é o Senhor dos altos céus, o próprio Deus. O grande acusador cairá com "uma só palavra".

        Martinho Lutero (1483-1546) é conhecido como o Apóstolo da Reforma, ele foi também o pai do canto congregacional, pois antes disso a congregação não tinha o costume de cantar hinos. Os poucos hinos que havia eram cantados em latim, somente pelos oficiais da igreja. Foi ele que introduziu o cântico por toda a congregação!

        A letra e a música de Lutero, este cântico espalhou-se por toda a Terra e tornou-se o hino oficial da Alemanha Protestante. Era cantado diariamente por Lutero e por seus companheiros. Até os inimigos da Reforma diziam: “O povo inteiro está cantando uma nova doutrina”. Assim, este hino cooperou muito no desenvolvimento da Igreja cristã naqueles dias.

        O exército de Gustavo Adolfo cantou-o antes da Batalha de Leipzig, em Setembro de 1631.

        O mais antigo hinário existente, em que este hino aparece, é o de Andrew Rauscher (1531), mas é provável que ele figurasse no hinário de Wittenberg, de Joseph Klug, de 1529, do qual não existe cópia. Seu título era Der xxxxvi. Psalm. Deus noster refugium et virtus.

        O hino foi cantado na Catedral Nacional durante o funeral do Presidente dos Estados Unidos Dwight David Eisenhower.

        Uma versão de "Castelo Forte" foi usada como tema de um seriado de programa infantil de TV Davey and Goliath (Davi e o Gigante Golias), produzido pela Igreja Luterana dos EUA.

        Parte dele pode ser ouvido no filme feito para a TV A Separate Peace.

        No desenho animado Os Simpsons, a campainha da porta de Ned Flanders, o alegre devoto religioso, vizinho de porta, às vezes toca "Castelo Forte é nosso Deus."

        Após conhecer um pouco mais sobre a história do hino vamos à sua letra:


Blog Uma vida cristã - Exemplo de fé - Martinho Lutero


Hino Castelo Forte

Castelo forte é nosso Deus,
Espada e bom escudo!
Com seu poder defende os seus
Em todo transe agudo.
Com fúria pertinaz
Persegue Satanás
Com ânimo cruel!
Mui forte é o Deus fiel,
Igual não há na terra.

A força do homem nada faz,
Sozinho está perdido!
Mas nosso Deus socorro traz
Em seu Filho escolhido.
Sabeis quem é? Jesus,
O que venceu na cruz,
Senhor dos altos céus,
E sendo o próprio Deus,
Triunfa na batalha.

Se nos quisessem devorar
Demônios não contados,
Não nos iriam derrotar
Nem ver-nos assustados.
O príncipe do mal,
Com seu plano infernal,
Já condenado está!
Vencido cairá
Por uma só palavra.

De Deus o verbo ficará,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa!
Se temos de perder
Família, bens, prazer!
Se tudo se acabar
E a morte enfim chegar,
Com ele reinaremos!




        Era essa a certeza que Lutero tinha em Seu Deus, inabalável, sem sombra de dúvidas, a ponto de não temer a morte. Nesses dias de cantores gospel com suas músicas carregadas de emoção e que muitas vezes são contrárias aos ensinamentos do Evangelho, Castelo Forte nos remete a verdadeira adoração, uma adoração sem mascarras e sem fingimento. Uma adoração em espírito e em verdade.

        Minha oração é que nesses dias a verdade do Evangelho, pela qual os reformadores derramaram suas vidas, seja o motor dos verdadeiros servos do Senhor Jesus Cristo para denunciar o falso evangelho e levar a todos os homens o Evangelho tal qual ele foi pregado pelo Nosso Salvador.



       Fique com Deus!



bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br







Fontes:
        www.peregrinodoevangelho.blogspot.com.br
        www.wikipedia.org
        www.gracaesaber.com
        www.musicaeadoracao.com.br
        www.novocantico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!