Versículo

Versículo

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Romanos 7:15-25 - Por que eu faço o que não quero? - Devocional

Soldados do Senhor x Inimigos

Bom dia!

         E aí, você tem conseguido vencer a luta contra a carne? Nunca se esqueça de buscar ao Senhor, Ele é quem nos fortalece! Vamos continuar nosso estudo!

         Nosso tema geral é:
Soldados do Senhor  X  Inimigo

         O tema semanal é:
Nosso Inimigo n. 2 - a Carne
         Texto Bíblico - versão Revista e Atualizada (RA)
         Romanos 7:15-25
             15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
             16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
             17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.
             18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
             19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
             20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
             21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
             22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
             23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
             24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
             25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.


         Como hoje nosso texto é um pouco mais complicado, vamos ler também em uma versão mais simplificada para facilitar o entendimento... 


         Texto Bíblico - versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
         Romanos 7:15-25
             1Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio.
             16 Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo.
             17 E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.
             18 Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.
             19 Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.
             20 Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.
             21 Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau.
             22 Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus.
             23 Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo.
             24 Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?
             25 Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, esta é a minha situação: no meu pensamento eu sirvo à lei de Deus, mas na prática sirvo à lei do pecado.

Nosso inimigo, a Carne - Blog Uma Vida Cristã
         Reflexão:
            Puxa!! Texto difícil... Hoje temos tarefas para nos auxiliar em nossa devocional... Pegue o texto da versão RA e faça duas listas: em uma escreva o que Paulo (falo Paulo porque quem escreveu a carta aos Romanos foi ele) faz e na outra o que ele não faz.  

            O versículo 22 é a chave para nós, porque? Você tem este prazer? 

            Existem, no verso 23, duas leis, a lei dos membros e a lei da mente. Você já viu isso antes? Sua mente é a chave, se você buscar prazer na Palavra de Deus você obterá vitória, do contrário somente derrotas... 

            Desde a semana que começamos a estudar sobre o nosso primeiro inimigo, o mundo, que passos práticos você tomou nesse tempo para mudar sua mente?? 

            É pouco, heim!! Vamos lá, lembra, estamos em guerra! Faça o seu melhor nessa luta! 

            Motivo de oração:
              Louve a Deus por poder usar a confissão de pecados, e agradeça por Ele te purificar e limpar. Peça a Deus que o processo de transformação da sua mente, que começou na sua conversão não pare, você precisa crescer a cada dia. Todos nós precisamos!!


         Por: Patricia Greve Thiago


         Já memorizou o versículo tema da semana? Não desista! Vamos renovar a nossa mente com a Palavra de Deus!


"Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne.
Porque tenho o desejo de fazer o que é bom,
mas não consigo realizá-lo." 
Romanos 7:18
     

         Vamos lá soldado, permaneça firme na luta e recorra sempre ao seu general, o Senhor!

         Que Ele nos fortaleça!  :-*


bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br


2 comentários:

  1. Que o Senhor Deus nos fortaleça nessa batalha,que continuemos firmes na fé . Lindo trabalho Patricia, que o senhor lhe dê sabedoria, entendimento ... para continuar com este proveitoso estudo bíblico.Hortencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Hortência! Que Ele nos fortaleça!

      Fique com Deus!
      bjsss

      Excluir

Deixe seu comentário!