Versículo

Versículo

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Como ser feliz? A Felicidade dos iluminados - Mateus 16:17

Boa tarde!

         Continuando nossos estudos sobre "Como ser feliz", hoje nosso sexto estudo.

A Felicidade dos Iluminados

Como ser feliz? A felicidade dos Iluminados - Mateus 16:17

         A pergunta continua no ar: Quem é Je­sus? Para uns, ele é um espírito aperfeiçoa­do. Para outros, o grande aniversariante do ano. Para alguns foi um revolucionário, um grande profeta, um sábio. Mas somente para quem recebe a revelação do Pai celestial e é iluminado pelo Espírito Santo, Jesus é o Cristo, ungido de Deus, o Messias esperado, Salvador e Senhor. Essa foi a resposta de Pedro que mereceu a menção do próprio Jesus de que ele se tornara, por isso, bem­-aventurado.

         De fato, a felicidade de Pedro estava ape­nas começando. Após sua declaração de fé genuína, Jesus declarou: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edifica­rei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus" Mateus 16:18-19. Uma pequena declaração que re­vela grandes verdades.

         A primeira verdade é que Jesus conhe­cia a identidade de Simão: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" Mateus 16:16. Ao revelar que Jesus era o Cristo, Pedro é surpreendi­do com a referência Simão Barjonas. Inte­ressante que só fala nosso nome comple­to quem nos conhece. É claro que quando alguém fala o nome completo pode querer estar dando uma bronca, não é verdade? Mas não é o caso aqui. Simão significa ca­niço, bambu, cana. Barjonas significa filho de (bar) Jonas (nome do pai de Simão). Nor­malmente, o sobrenome na tradição judaica antiga era o nome do pai. A tradução literal seria “Caniço filho de Jonas”. Assim como o caniço dobra-se facilmente diante dos ventos, Jesus já sabia o quanto Simão ce­deria facilmente perante pressões, perante o pecado, perante o inimigo. Diante de um problema maior, Simão encurvava-se e caia. Por isso mesmo, Jesus intercederia brava­mente por ele. Jesus conhecia sua fragili­dade e vulnerabilidade, mas mesmo assim tinha se admirado de sua declaração de fé e o amava profundamente.

         A segunda verdade é que Jesus acres­centa nova identidade de Pedro: "Tu és Pe­dro", pedra, rocha, rochedo. Em Jesus, sua personalidade seria fortalecida, suas lacu­nas seriam preenchidas, seus medos seriam arrancados. A obra de Cristo, vinda a partir da declaração de fé de Simão, traria força à personalidade, resistência diante de pro­vações, firmeza em meio às tribulações. Je­sus faz do caniço uma rocha, do bambu uma pedra forte. À medida que compreendeu a profundidade dessa nova identidade dada em Cristo, Pedro aprendeu a não dobrar-se perante o inimigo, jamais balançar diante dos ventos da incredulidade e nunca mais ceder diante da pressão da própria morte.

         A terceira verdade é que Jesus traz um propósito maior para Pedro: "Sobre esta pe­dra edificarei a minha igreja." Pedro estava sendo levantado como um dos grandes líde­res da igreja de Jesus. Muitas pessoas viriam a conhecer a salvação e o senhorio de Cristo a partir da vida e ministério desse simples e iletrado pescador. Para que isso viesse a acontecer, Jesus estava derramando sobre Pedro autoridade para ligar e desligar, fa­zer e desfazer, abrir e fechar. Ministério sem autoridade seria um fiasco. Autoridade sem ministério seria um despropósito. Jesus dá ministério e autoridade para fazer com que a história desse homem simples marcasse a história da humanidade.

         Sem Jesus, somos caniços frágeis que se dobram diante de qualquer vento contrário. Mas, quando somos iluminados pelo Espírito de Deus e compreendemos a verdadei­ra identidade de Jesus como o enviado dos céus para reinar sobre os céus e a terra, so­bre nossa mente e coração, encontramos a felicidade. Temos nossa história perdoada, recebemos uma nova identidade e propósi­to maior de vida.


         Por Rev. Rodolfo Garcia Montosa no site da 1 Igreja Presbiteriana Independente de Londrina



         Se você perdeu as outras postagens dessa série "Como ser feliz?" Veja aqui:

         Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?
         Como ser feliz? Tenha um coração ensinável! - Salmo 94:12
         Como ser feliz? A felicidade da abundância de Deus - Isaías 32:20
         Como ser feliz? A felicidade dos vigilantes - Mateus 24:42 e 46
         Como ser feliz?  A felicidade dos generosos - Atos 20:35


         Fique com Deus!!! 


bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!