Versículo

Versículo

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Como ser feliz? A felicidade de um coração ensinável - Salmo 94:12

Boa tarde!

         Hoje o primeiro estudo da nossa série "Como ser feliz? Qual o Caminho da felicidade?" Vamos aprender para vivermos felizes!!


A felicidade de um coração ensinável!

Salmo 94:12

         Somente um dia de observação foi o suficiente para Jetro diagnosticar problemas e repreender Moisés em seu trabalho. Considerado um dos maiores líderes da história, Moisés:

            - Tinha sido educado na melhor ciência do Egito
                 "E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios" Atos 7.22a

            - Era poderoso em palavras e em obras
                 "era poderoso em palavras e obras." Atos 7.22b
                 "São estas as palavras que Moisés falou a todo o Israel, dalém do Jordão, no deserto, na Arabá, defronte do mar de Sufe, entre Parã, Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zaabe." Deuteronômio 1.1
                 "Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face, no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra;"  Deuteronômio 34.10-11

            - Artista inspirado
                 "Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis." Êxodo 25.9

            - Idealista dedicado
                  "Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;" Hebreus 11.24-25

            - Foi usado por Deus em grande manifestação de poder sobrenatural
                  "E viu Israel o grande poder que o SENHOR exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao SENHOR e confiou no SENHOR e em Moisés, seu servo." Êxodo 14.31

         Mesmo sendo muito qualificado, Moisés desconhecia o perigo que passava: "Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr do sol? Não é bom o que fazes. Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo. Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo ... Moisés atendeu às palavras de seu sogro" Êxodo 18.14,17-18, 19, 24. Mas, de nada valeria um claro diagnóstico, repreensão tão específica e conselho tão eficaz se não houvesse, do outro lado, alguém com disposição de aprender, alguém com um coração ensinável.

Tenha um coração ensinável - Salmo 94:12         Observa-se, em Moisés, que o coração ensinável tem capacidade de ouvir pessoas com opinião diferente de suas próprias ideias. É claro que não era ouvir qualquer pessoa. Jetro era confiável, isento, experiente e cheio de sabedoria. No passado, Moisés tinha agido por seus impulsos (quando matou o egípcio), tendo sua vida transtornada. Pior ainda, perdeu a condição de interceder por seu povo. Mas, neste momento de maturidade nos seus oitenta anos, encontramos alguém flexível a ouvir, sabendo que não é o dono da verdade. Suas faculdades mentais estão abertas o suficiente para discernir, imediatamente, a validade daquela direção. Bons conselhos precisam de ouvidos abertos de verdade.

         Nota-se, também, que o coração ensinável tem desapego ao status. O conselho teve implicação na repartição do poder de Moisés. Exigiu desprendimento e espírito de servo. Moisés se arrisca ao aparecimento de tantos outros que poderiam ser melhor que ele mesmo. Apesar de sua história de êxito ao libertar o povo, os tempos novos seriam outros e poderiam implicar em ameaça de nova liderança. Moisés não se preocupou com isso. Estava atento a cumprir a vontade e direção de Deus. Mesmo que isso o retirasse da posição de líder maior. Seu coração estava desprendido pelo poder. Bons conselhos exigem morte da vontade pessoal, apegada ao poder ou posição.

         Por último, destaca-se que o coração ensinável enfrenta as mudanças necessárias. Como disse alguém, saber e não fazer é não saber. Por isso, tudo só se completa quando Moisés vai adiante e implanta a mudança aconselhada. Mudanças exigem muito mais do que pensamos e calculamos. Exigem determinação, persistência e muita vontade. Determinadas mudanças exigem um renascimento, uma reprogramação mental, um desejo de eliminar determinados hábitos e preferências que só conseguimos quando Deus opera, de fato, em nosso coração. Bons conselhos exigem a atitude necessária para enfrentar as mudanças necessárias.

         Assim como na vida de Moisés, Deus quer transformar nossa vida para nosso próprio bem e de todos aqueles que nos cercam - "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" 2 Coríntios 3.18; "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" Filipenses 1.6.

         Deus sabe o quanto precisamos aprender, desaprender e reaprender. Por isso, dentre outras estratégias, o Senhor nos repreende através de Jetros para nos ajudarem na caminhada. Vale a pena o conselho que vem do próprio coração de Deus e que só é percebido por aquele cujo coração é ensinável. Nas palavras do livro mais antigo da Bíblia: "Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso" Jó 5.17.

         Ainda bem que o Senhor nos repreende! E, quando repreende, Ele nos ensina. Quando nos ensina, somos bem-aventurados.


          Por Rev. Rodolfo Garcia Montosa no site da 1 Igreja Presbiteriana Independente de Londrina


         Que o Senhor nos ajude a termos, assim como Moisés, um coração ensinável!!

         Se você perdeu as outras postagens dessa série "Como ser feliz?" Veja aqui:

         Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?



         Tenha um coração ensinável e seja feliz! Fique com Deus!!! 


bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!